cases

Modelo Geomecânico 3D

A caracterização e classificação geomecânica de maciços é normalmente realizada utilizando dados de campo, sondagens e ensaios de laboratório, que inclui as propriedades dos maciços e de suas descontinuidades. A interpretação desses dados, aplicada ao terreno, é demonstrada graficamente a partir de seções geológico-geotécnicas (modelagem 2D) para facilitar o entendimento de uma situação problema e assim visualizar um conjunto de soluções de projeto. 

A combinação de mapas e seções interpolados em um único sistema de visualização no modelo tridimensional agrega inúmeras vantagens em relação ao modelo bidimensional, pois além de uma representação mais próxima da realidade do local estudado, ainda é possível analisar seções em quaisquer direções, calcular o volumes, visualizar geometrias e tendências de cada subdivisão, neste caso, as propriedades geomecânicas dos maciços. 

Os trabalhos desenvolvidos de forma convencional, associados às ferramentas de programas de modelagem 3D permitem a integração de vários conjuntos de dados em 3D e 2D, além de uma avaliação rápida da condição geomecânica de locais específicos. 

A BVP desenvolve projetos utilizando modelamento geomecânico 3D, porque atesta ser extremamente vantajoso quando da compilação de um volume muito grande de informações geológico-geotécnica, dando maior confiabilidade aos modelos e otimização de tempo, além das representações mais realistas dos maciços para aplicação em projetos de engenharia.