A participação da BVP no XVIII Encontro Verde das Américas – Greenmeeting 2024, realizado no auditório Nereu Ramos – Anexo à Câmara dos Deputados, em Brasília/DF, reafirma nosso compromisso com práticas inovadoras e sustentáveis, refletidas tanto no reconhecimento que recebemos com o Prêmio Verde das Américas quanto em nossa visão de engenharia.
Durante o evento, nosso diretor Paulo Cella apresentou a palestra “O Papel do Projeto no Aprimoramento da Gestão de Risco da Disposição de Rejeitos”, onde destacou a importância de uma abordagem ponta-a-ponta na disposição de rejeitos filtrados. O foco está muito concentrado em lastrear o conceito do projeto a partir da planta de filtragem, mas a redução do risco operacional e dos custos, ou seja a sustentabilidade operacional da solução de empilhamento de rejeitos, passa pelo rastreamento da variabilidade do minério e dos ‘blends’, que afetam a filtragem.
A BVP defende que a solução deve ir além do conceito do projeto, isoladamente. Acreditamos que a disposição em pilhas de rejeitos filtrados é parte de uma cadeia longa, que começa nas frentes de lavra, passa pelo beneficiamento, filtragem e se estende até a disposição controlada no aterro de engenharia. Essa visão integrada perpassa todas as etapas do processo, garantindo parâmetros de conformidade, previsibilidade e eficiência operacional com respeito ao meio ambiente. É uma solução que ressoa diretamente com o conceito de ESG, defendido por líderes como Germano Vieira, ex-secretário estadual de meio ambiente, que destacou em sua palestra a necessidade da cooperação entre o setor privado e as instituições governamentais para alcançar metas de sustentabilidade.
Além disso, a discussão liderada por Leonardo Lamego, especialista em Avaliação de Impacto Regulatório (AIR) ressaltou a importância de resoluções bem fundamentadas e baseadas em metodologias científicas robustas, algo que também defendemos em nossa visão de gestão de riscos não somente no aspecto da segurança, como também da sustentabilidade da operação.
A BVP está comprometida com soluções sustentáveis que se alinham às melhores práticas regulatórias, assegurando a eficácia e a aplicabilidade das políticas ambientais no longo prazo. Nossa participação no Greenmeeting 2024, onde defendemos a adoção de uma gestão por processo integrado de disposição de rejeitos, em contraposição a soluções isoladas, reafirma nosso papel de liderança em soluções de engenharia que combinam inovação e sustentabilidade.
Continuaremos a avançar com responsabilidade, contribuindo para um futuro mais verde e sustentável para o setor de mineração e para a sociedade como um todo.
0 comentários